Fórum Direitos de Cidadania, Inclusão e Acessibilidade do Idoso e da Pessoa com Deficiência realizado com êxito


Evento foi realizado em 23 de agosto, reunindo a comunidade em torno de discussões para eleição de representantes não governamentais que deverão compor representação nos conselhos municipais ligados a SMIPCDTR.

William Machado

Convocado pela Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Três Rios (SMIPCDTR), no Centro Sul Fluminense, o 1º Fórum municipal de direitos do idoso e da pessoa com deficiência, foi realizado no dia 23 de agosto de 2013, reunindo expressiva representação comunitária em torno de frutíferas discussões para eleição dos representantes não governamentais que deverão compor representação nos conselhos municipais vinculados à SMIPCDTR.

O evento aconteceu no auditório da JR Contabilidade, contando com a presença de membros da sociedade civil representantes de pessoas com deficiência, da APAE – Três Rios, da Associação Luz do Amanhecer – pessoas com paralisia cerebral, das Instituições de longa permanência para idosos, representações do Rotary Clube, do Conselho Municipal de Associações de Moradores de Três Rios (COMANTRI), representantes das pastorais e demais associações religiosas, representantes do Conselho Municipal de Saúde, entre outras direta ou indiretamente envolvidas com a defesa da causa.

Os indicados pelo plenário deste Iº Fórum atuarão no quadriênio 2013-2017, como conselheiros não governamentais do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e do Conselho Municipal de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência de Três Rios (CMPDE), conforme a seguinte descrição:

Conselho Municipal de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
a) Titular e suplente do segmento pessoa com deficiência física;
b) Titular e suplente do segmento pessoa com deficiência auditiva;
c) Titular e suplente do segmento pessoa com deficiência auditiva;
d) Titular e suplente do segmento pessoa com deficiência visual;
e) Titular e suplente do segmento instituições da sociedade civil que atuam na área de inclusão da pessoa com deficiência.

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.
a) Titular e suplente das Instituições de longa permanência para idosos;
b) Titular e suplente das entidades prestadoras de serviços;
c) Titular e suplente das entidades religiosas
d) Titular e suplente dos clubes de serviços;
e) Titular e suplente do segmento idoso da área rural.

Há que se considerar que avanços na conquista de políticas públicas apenas decorrem da efetiva mobilização social em torno de causas específicas, muitas vezes, é preciso recuar, para, em momento mais oportuno, galgar maiores passos, sempre colhendo frutos que propiciem o bem-comum. Não temos dúvida que ainda há muito a fazer para tornar a nossa sociedade mais igualitária, nossa cidade mais acessível, nossas unidades de ensino, saúde, esportes, lazer, cultura, as instalações comerciais, bancárias, entre tantas outras, preparadas para acolher a todos com dignidade e respeito, pessoas com ou sem deficiência, ou idosos com mobilidade reduzida.

A semente foi plantada com expressivo êxito, que sirva de inspiração para demais composições representativas dos nossos demais conselhos municipais. Afinal, se o poder provém do povo, é dele que devem emergir lideranças capazes de reivindicar suas reais necessidades, aspirações inclusivas de vida com dignidade.

Fonte: Secretaria Municipal do Idoso e da PcD de Três Rios-RJ

Três Rios – RJ, 29/08/2013

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)
  1. Sem citações ainda.